Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bhagavan sobre enfrentar o sofrimento ...
 
 
 
Q: Qual é o melhor caminho a seguir quando se encontra o sofrimento?
Bhagavan, por favor, também poderia nos dar mais clareza sobre o que é fugir do sofrimento?
Sri Bhagavan: Bem! Não há necessidade de dar maior clareza sobre a fugir do sofrimento, porque você está fazendo isso o tempo todo. Sempre que você diz: eu estou sofrendo, isso significa que você está fugindo do sofrimento. Porque se você pudesse fazer meia volta e enfrentar o sofrimento, mergulhar nele, abraçá-lo, cair de amor por ele, estar com ele, aceitá-lo, fazer todas essas coisas. Então, você veria por si mesmo o que acontece!

Q: Bhagavan, exatamente como nós experimentamos o sofrimento?
Sri Bhagavan: Quando usamos a palavra sofrimento "o que queremos dizer é que você está fugindo do sofrimento. Isso é o que vocês chamam de sofrimento "e você não está ciente disso. Supondo que alguém está morto em sua casa, seu próximo ou querido, você não quer enfrentar esse fato, você continua fugindo dele. Isso é o que vocês chamam de sofrimento. Não é a coisa real que aconteceu.
Por outro lado, se você se virar e abraçar o evento que aconteceu, inicialmente, é tremendamente doloroso, você pode até mesmo desenvolver tremenda dor no peito. Algumas vezes o próprio corpo pode se tornar muito violento e entrar em convulsões enquanto abraçam o sofrimento, sem afastar-se internamente, isto é, não tentando compreendê-lo, não tentar explicá-lo, mas pular nele. Isso que chamamos de saltar para dentro da boca do tigre. No momento você está pendurado no teto e o tigre está rugindo e você está com medo de que você possa cair a qualquer momento na boca do tigre e é isso que vocês chamam de sofrimento. O que estamos dizendo é salte para baixo, solte do teto e caia dentro da boca do tigre e seja comido. Estranhamente se são comidos, vocês se foram, e quem está ali para sofrer? Então, é por isso que digo: você não tem que entender o sofrimento.
Você não tem que trazer a psicologia e filosofia, pois elas nunca, jamais vão te ajudar. Elas apenas vão ajudá-lo a escapar. Porque mais uma vez, algum dia o tigre vai atacar. A melhor coisa é abraçá-lo e o mais estranho é que você vai descobrir cedo ou tarde quando você desenvolver esta arte e toda hora que vem o sofrimento, você o abraça e ele torna-se alegria. Aquele que completamente tiver dominado a arte de transformar o sofrimento em alegria está quase iluminado. Não iluminado, mas quase iluminado!

Q: A maioria das pessoas acha que a busca da verdade ou a iluminação é um luxo para os contentes ou uma fuga do sofrimento de suas vidas. Poderia explicar-nos a necessidade de iluminação?
Bhagavan: A menos que você esteja iluminado e seu coração floresceu você não está vivendo. Somente uma pessoa que está estabelecida na unidade e cujo coração está florido de amor é verdadeiramente vivo; caso contrário você está vivendo a vida da mente, que nada mais é que desejo ardente e medo. A maior tragédia da existência humana é que nem sequer são conscientes de sua condição atual. Você poderia ser o presidente do país mais poderoso ou o homem mais rico do planeta, você ainda estaria sofrendo porque enquanto estiver vivendo a  vida da mente, sua assim chamada felicidade é apenas o prazer que logo se transforma em medo e dor.
Não estou criticando, estou apenas despertando-lhe a alegria e o amor, que são possíveis quando o coração floresce. Você pode ser o homem mais pobre e ninguém neste vasto mundo, mas com amor em seu coração, você está no céu. Ou pode ser um não iluminado que tenha poder econômico, político e/ou espiritual e ainda assim estaria no inferno.

Desconheço quem fez a tradução
 www.onenessuniversity.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário