Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

"Você existe com relação ao outro"


"Basicamente, aquele que não está desperto vive em estado de insegurança. Ele/ela se agarram a outra pessoa para ganhar a (falsa}segurança. Você está se segurando naquela parte de si mesmo, criada por esse relacionamento. Isso não significa que você ame, goste ou desgoste daquela pessoa. Aquela pessoa não importante...apenas você é importante naquele relacionamento. Quando uma pessoa te machuca, aquela falsa segurança se quebra. Peça a seu Divino que te ajude e te libere do sofrimento....graças a todos vocês" Vikram ji - Oneness University
O estado de desperto que Vikram fala é o estado de consciência no qual o processo de identificação com a mente cessa e, consequentemente, você se libera do sofrimento. Costumo sempre comparar com o que acontece no filme "Matrix", funcionamos sob o controle do programa e quando conseguimos separar o que é o programa do que somos realmente, nos libertamos e passamos a viver de verdade.
Essa mensagem do Vikram foi o fechamento da contemplação que me acompanha desde o início desta semana. Comecei a semana com o ensinamento de Bhagavan "Você existe com relação ao outro", em seguida, me veio aquela sentença que adorava quando era adolescente "Gosto de você e gosto do que sou quando estou com você". De repente, como acontece nos "insights", tudo se conectou e eu percebi meus relacionamentos. Percebi que as pessoas que eu dizia não gostar eram aquelas que despertavam em mim uma sensação desagradável, ou que, em prol do fluir da relação, eu tivesse que lançar mão de um personagem no qual não me sentia confortável. Por outro lado, as pessoas que mais amo são aquelas que despertam o meu lado que mais gosto. Finalmente, tive a percepção (e não somente o conhecimento intelectual} do que tantos mestres já ensinaram, tudo está em mim, todo sofrimento, toda tristeza, todo incômodo, assim como, toda felicidade e toda paz. Enquanto estiver olhando para o outro e depositando nele a culpa ou responsabilidade pela tristeza ou felicidade, o resultando será o boicote ao crescimento e o adiamento do despertar. Olhemos cada um pra si....

Nenhum comentário:

Postar um comentário